terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Adeus 2009, olá 2010!
















As despedidas são quase sempre difíceis, mas dizer adeus a 2009, não foi. É triste vermos partir, alguém ou algo de que gostamos, mas quando se trata do contrario, é até um alivio. Dizer adeus a um ano inteiro, implica reflectir sobre tudo o que houve de bom e de mau e feito o balanço, concluir se vamos ter ou não saudades desse ano. Por isso este texto levou tanto tempo a escrever, foi necessário concluir o que afinal foi 2009. E foi um longo ano. Com 365 dias, como (quase) todos os outros, mas com muitas e diferentes experiências, sentimentos e estados de espírito. Têm sido assim os últimos anos, vivemos tempos difíceis, mas 2009 definitivamente não deixa muitas saudades, creio que para a maioria de nós. Não vou referir exaustivamente o que vivi em 2009, mas ainda bem que passou.





Mudar de ano, não significa eliminar automaticamente os momentos negativos do ano anterior e ainda bem, porque significaria também esquecer todas as alegrias. Mas ajuda a renovar a esperança, de tempos melhores, mais felizes. Pelo menos por uma noite. A chegada de um novo ano, deve-se sempre saudar, mesmo sem saber o que este nos vai trazer, porque mesmo que não traga uma vida nova, traz novas vivências, que como no anterior, serão positivas e negativas.





Nessa noite, entre brindes e promessas de que este ano vamos mudar tudo, o coração enche-se de esperança e alma de força, para um ano absolutamente novo e melhor. As doze passas, são doze desejos, muitas vezes impossíveis, mas que nos fazem voltar a ter fé. Entramos com o pé direito, com a dificuldade de nos mantermos em pé, para que seja um ano sem quedas. Abraços e desejos, de que nos vamos manter unidos este ano.





Acabar bem 2009, com uma refeição refinada e bem regada, num ambiente agradável e rodeado de quem gostamos e de quem gosta de nós, cria expectativas de um melhor começo em 2010. Foi o que fizemos, aqui no WOW!. A todos, desejo o suficiente para serem felizes.















sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

PRE CLUBBING







"We believe a great night can be seperated into three stages; pre-clubbing - clubbing -after clubbing.




Pre-clubbing locations are like salt before the shot of tequila, unmeasurable amount of importance. (...) Over time they have become regular meeting points, drinking holes, esteries or chill out hot spots where you find most of the famous: London crowd having fun or just hanging out."












"A very importantpart of the Ibiza club scene are the many music bars around the Island, where clubbers go to warm-up for their coming nights out, or listen to the music and dance in a more relaxed (and cheaper) atmosphere.




Most of these bars have free entry and cheaper drinks, but still have great local (and guest) DJs spinning the same tunes you will hear out in the clubs. You only need 20 or 30 people to create a really great atmosphere, and are often the scene for many a legendary night out."












A ideia não é nova e andava na minha cabeça desde as noites em Brighton, onde a noite começa sempre num café local, normalmente com musica e bebidas, para preparar a noite antes dos bares nas Lanes e depois nos clubs. Aqui a ideia, é o WOW! ser o café local, onde amigos se encontram, antes de seguir para o Bairro Alto e depois para as discotecas, isto porque não existem muitos cafés assim, nesta zona de Lisboa. Em Londres, estes locais ficam já perto das discotecas de destino e servem mesmo refeições. Em Ibiza, os mais conhecidos, ficam mesmo junto às praias e o começo da noite, é ao final da tarde! O WOW! também serve tostas ao final da tarde, para acompanhar com uma cervejinha com os amigos; e marcando, também serve jantares. Mas aqui a ideia é juntar os amigos depois de jantar e ser o começo de uma grande noite, que pode passar pelo Bairro Alto ou Santos e continuar por uma das muitas discotecas de Lisboa e acabar...onde vos parecer melhor. E isto porque, ninguem vai para um bar às 10 da noite! Para isso servem os cafés e no WOW! é possivel começar a habituar os sentidos, para o que vem a seguir.




Este objectivo inicial do WOW!, de ser também um pre-clubbing, começou timidamente com o Playlist by à 5ªfeira, mas finalmente mostrou essa vertente pela 1ª vez, dia 26 de Dezembro com o DJ set do YugoSan. De Madrid para Lisboa, o amigo Hugo e também o César, mostraram que o WOW! pode ser muito mais que um café de bairro e pode ser o pre-clubbing de toda esta zona de Lisboa. Mesas de mistura em ambos os pisos, electrohouse de muita qualidade pela noite fora, animaram como nunca a noite no WOW!. Gracias Hugo, obrigado César, assim se fazem noites de sonho.




Agora que está explicado o conceito, espero que a experência se repita mais vezes e com mais gente, das 22:00 às...enfim, se a qualidade dos DJs for a mesma, até à hora do costume.




Onde é vão começar esta noite?








quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O NATAL É TODOS OS DIAS!






















"Antes não havia Natal" disse-me o meu pai na noite de consoada e eu fiquei a pensar no Natal, antes e agora, no meu e no dos outros. Esse é o motivo, porque não escrevi nada sobre o tema, no devido momento. Nem o habitual SMS, igualzinho para todos. Agora que acabou a quadra Natalícia e menos influenciado por esta, posso exprimir melhor a minha reflexão.






Antes não havia Natal, porque este acontecia todos os dias. As famílias estavam mais unidas, os amigos mais próximos e as pessoas mais solidárias, todos os dias. O jantar de Natal, era sempre que a mesa estava mais composta e o prato mais cheio. O Natal acontecia, a cada oferta generosa, por muito pequena que fosse. Não havia árvore enfeitada, nem presépio, apenas a missa do galo diferenciava essa noite.






Nos tempos que correm, são poucos na missa do galo e muitos nos centros comerciais. Há pouco para agradecer, mas muito para comprar. Os cartões de crédito, brilham como as luzes que enfeitam as ruas e as lojas. São enviados e-mails e SMS, mais ou menos originais de uma forma indiscriminada, a desejar um feliz Natal. Nas mesas, abundam as melhores iguarias e exibem-se os luxos acabados de comprar, para celebrar o nascimento do Menino que nasceu num palheiro.






Mas sempre se consegue juntar a família nesta noite, em que entre sorrisos, se contam as histórias felizes, desde o ultimo Natal. E recebemos um SMS, daquele amigo de quem já não nos lembrávamos há um ano. E oferecemos algo a alguém, mesmo que a pensar no que vamos receber.






Eu e o meu pai, estivemos quase sempre a falar sobre os valores da vida, que deveriam ser os do Natal e a recordar os anos em que ainda havia muita família, para juntar à mesa. Depois, pela meia noite, lá nos lembramos da árvore enfeitada e dos pequenos presentes que havia junto ao presépio, coisas úteis.






Depois voltei ao WOW! e aos poucos foram chegando os amigos. Então pensei, que aqui o Natal é todos os dias. Porque nos sentamos muitas vezes na mesma mesa, não comunicamos por via digital, nem valorizamos presentes fúteis, desfrutamos da amizade, entre um copo e muitos sorrisos.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Metamorfose







É um processo de mudança biológico, no sentido físico. O WOW! também mudou por uns dias o seu aspecto físico. Todos gostaram. Ficou mais acolhedor com os sofás na entrada, os puffs na sala do fundo e as mesas no piso inferior da galeria, com a exposição, deram um ar de café com arte. Mas foi uma mudança temporária, porque nesta fase, se revelou pouco prática.



Mas verificar a capacidade do WOW! se transformar, foi muito positivo, porque corresponde a uma ideia base deste projecto: mudança permanente. Assim, é natural que o WOW! volte a mudar. Talvez mesas e sofás se distribuam, numa próxima vez, por ambos os pisos.



Em algum momento, todos sentimos necessidade de mudar, quer para acompanhar a nossa própria metamorfose biológica, quer para a contrariar. Os tempos mudam as vontades e as vontades o sentido do tempo. Sendo tempos de mudança, ou mudamos com o tempo ou o tempo nos muda. É uma opção, como mudar a imagem do WOW!. As mudanças trazem algo de fresco e revigorante, quando as fazemos e normalmente o contrário, quando nos são feitas. Então o WOW! continuará o seu processo de metamorfose.