quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Onde está o wow!?


Para quem ainda não sabe onde encontrar o WOW!, deixo aqui uma pequena ajuda. Se chegararam aqui já constataram que fica em Lisboa, bem perto do centro. A estação de Metro mais próxima é a dos Anjos, na linha verde. Saindo do Metro, procurarem a colina mais próxima e subam em direcção ao Miradouro do Monte Agúdo. Se chegaram ao miradouro e não encontraram o WOW!, aproveitem a vista. É das mais bonitas de Lisboa. Agora desçam as escadinhas do miradouro e virem à direita; em frente têm duas opções: umas escadinhas que sobem e uma rua que desce. A descer todos os Santos ajudam e nessa rua encontram o WOW! Quem vem da Penha de França, basta virar na Rua cidade Cardiff e descer as escadinhas da Rua cidade Manchester. Isto se vierem a pé, porque de carro é preciso virar na rua Heliodoro Salgado e depois seguir sempre em frente até chegar ao WOW!. Se estão para os lados da Graça Sigam a linha do eléctrico 28 em direcção à rua Angelina Vidal, continuando a descer pela Rua do Forno de Tijolo e antes que o eléctrico saia desta rua, é necessario subir a Rua de Timor e seguindo sempre em frente, acabam por encontrar o WOW!. Descendo a Av. Almirante Reis, é fácil seguir as placas em direcção ao Bairro das Colónias, logo a seguir à Portugália; subindo é virar à direita no cruzamento do Banco de Portugal em direcção à Rua de Angola e depois é sempre a subir. Para quem mora no bairro de Inglaterra, no bairro das Colónias ou perto, fica na Rua Cidade de Manchester. Para quem ainda não entendeu, mas tem GPS, basta digitar o endereço Quem não tem, pergunte porque quem tem boca chega ao WOW!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

1ª experiência "WOW!"








E assim, imprevisivélmente, o “WOW!” abriu. Depois de tantos imprevistos, não podia ser de outra forma. Na 6ª feira, estava muito preocupado com os sucessivos com os sucessivos adiamentos da abertura e decidi abrir. Foi um impulso, ou melhor, fui impulsionado. Eram 8:00 e fui estimulado a enviar uma mensagem aos amigos que moram mais próximo do “WOW!”, para fazer uma experiência. Dizia: “onde é que vais tomar café hoje? 1ª experiência “WOW!”, Rua cidade Manchester 32-a, das 21 às 24, aparece.” E assinei. E aos poucos apareceram. Poucos, claro, mas os suficientes para uma experiência “WOW!”. muitas felicitações dos presentes, mensagens de animo dos ausentes e na generalidade foi uma experiência positiva.




No dia seguinte, inesperadamente, uma nova experiência “WOW!”, com um DJ set do Sérgio e aos poucos a experiência “WOW!” começa a ser definitiva. E o “WOW!” continua aberto, das 8 às 24, todos os dias com novas experiências. Já experimentámos, tostas, saladas e sanduiches improváveis. Esta semana, temos uma exposição de pinturas do Joe, uma experiência nova para ambos.




Obrigado a todos pela experiência!

sábado, 15 de agosto de 2009

O resultado.




O resultado não podia ser mais contraditório. Por um lado, o "WOW!" está praticamente pronto, por outro, a abertura foi novamente adiada; por um lado, é bom sentir que ainda existe amizade, solidariedade e pessoas com coração generoso neste mundo, por outro, é triste constatar que esta, é a excepção que confirma a regra. Mas não vamos valorizar o desprezível, mas sim o que é importante.




Importante são os amigos, que não nos deixam desistir, que estão presentes quando precisamos.


Importante é a vida, porque mesmo quando as desgraças se sucedem, ela tem de ser vivida.


Importante são os sorrisos, os abraços e apertos de mão sinceros.


Importante são as coisas boas.




O "WOW!" é importante para mim. O importante, é que cada vez mais se vê o resultado de todo o trabalho, realizado neste projecto, durante o ultimo ano. Mas ainda mais importante são os amigos, sem eles o "WOW!" não tinha passado de um projecto.




Obrigado a todos aqueles que tornaram possível este sonho. Vocês sabem quem são...

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O desenvolvimento...



Se no principio era um conceito, o "WOW!" foi ganhando aos poucos forma. O conceito determinou a forma. E assim, o desenvolvimento do "WOW!" partiu de um conceito de café de bairro, sofisticado e divertido, inovador e de referencia, que recuperasse o estilo tertuliano dos antigos cafés de Lisboa, mas simultâneamente inovasse e diversificasse a oferta.

Encontrado o espaço adequado, havia que lhe conferir a devida forma, adaptada ao conceito criado. A ideia passou então para o papel, ou melhor, para o computador. Foram muitas noites, a imaginar como transformar o velho armazém de medicamentos, num café sofisticado, agradável e sobretudo funcional. Nessas noites, mudaram-se balcões, mesas, cadeiras e sofás; pintaram-se paredes de todas as cores; criaram-se cozinhas, casas de banho e salas e voltaram-se a derrubar, vezes sem fim; para depois se refazer tudo outra vez...

Até que uma noite surgiu um desenho que provocou uma expressão generalizada de "WOW!"... e depois foram mais noites, a limar arestas, retocar as cores, a iluminar um desenho, que em nada parecia o velho armazém e em tudo ilustrava o "WOW!".

Por essas noites, obrigado Carlos.

domingo, 9 de agosto de 2009

No principio...











Tudo começou há mais de um ano. E depois seguiu-se um longo caminho até aqui...

Estudos de viabilidade económica, de marketing, de implementação, de condicionantes legais... Depois encontrar um espaço adequado, financiamento e a forma de concretizar este sonho, que parecia, com o passar do tempo, cada vez mais apenas isso: um sonho.

Os estudos, tornaram o projecto teoricamente viavél e o espaço, ao fim de várias tentativas frustradas, também. Um antigo armazém de produtos farmacêuticos (o destino tem destas coisas) com 165 m2, no centro do meu bairro foi a ultima chance.
Demasiado grande, com dois pisos e tudo por fazer, foi um desafio arriscado, que tornou este projecto ainda mais ambicioso. Mas já não era possível voltar atrás e o único caminho, foi tornar este sonho real.

Mas no principio foi assim...

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Comunicação


"Comunicação é um campo de conhecimento académico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.
Também se entende a comunicação como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objectos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo, a telecomunicação), biológicos (por exemplo,
fisiologia, função e evolução) e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e meios de comunicação de massa).
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas
simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efectuar algum tipo de troca informacional." - Wikipédia


A comunicação é um dos pilares principais de todo o projecto "WOW!". Mas tenho de reconhecer que tem sido o mais frágil. Basta a constatação, do numero reduzido de seguidores que este blog tem. É tempo de comunicar o "WOW!" e deste interagir com um universo maior de seguidores. Assim, comunico que hoje o "WOW!" atingiu um novo patamar de revolução das tecnologias de informação: adquiriu o seu proprio e-mail. Agora podem comunicar directamente com o "WOW!" através de wowlisboa@gmail.com. Também encontram o "WOW!" no Faceboock e brevemente no Hi5. E sugiram outros canais de comunicação possíveis para o "WOW!" comunicar, que o que se pretende agora é comunicação.


Dentro de uma semana, poderemos comunicar pessoalmente, mas entretanto vamos usar os meios que a tecnologia moderna, coloca ao nosso dispor. Comunico e escuto...