quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ALIVE!




Ainda não tinha oportunidade de agradecer ao Andy, pelo concerto ao vivo que deu no WOW!. Andy, muito obrigado! Obrigado pela óptima noite que proporcionaste. Obrigado pela coragem. Obrigado pela generosidade. Obrigado pelo exemplo. Obrigado por seres assim.




Às vezes deixamos escapar as oportunidades e depois elas não voltam a aparecer. O Andy teve a oportunidade de dar um concerto, de mostrar o que gosta de fazer e não a desperdiçou. Também eu tive oportunidade de fazer o WOW! e fiz. Porque gostava de realizar um projecto assim e talvez não voltasse a ter uma oportunidade de o fazer. Iria sempre a pensar, se... O WOW! foi uma oportunidade para mim e sempre uma oportunidade todos os que quisessem mostrar aquilo que gostam de fazer. Uns aproveitam as oportunidades, outros deixam passar. Tocar meia música desafinada, não é a mesma coisa que preparar um alinhamento e tocar num palco, por muito pequeno que seja. Porque fazer, é mais difícil do que dizer que falar. Estou muito grato ao Andy, a todos os que fizeram algo no WOW! e por ter feito o próprio WOW!




Houve óptimas noites no WOW! e muitos contribuíram para que isso acontecesse. Agradeço também, a todos os fizeram acontecer no WOW!, noites óptimas. O WOW! proporcionou óptimas noites, a todos os que as souberam apreciar. Eu tive óptimas noites no WOW!! Estou satisfeito por ter feito o WOW! e isso ter proporcionado óptimas noites, aqueles que as disfrutaram. Noites, que eu nunca vou esquecer.




É preciso coragem para tocar ao vivo. Muito mais coragem, do que tocar entre amigos. Também foi preciso coragem para fazer o WOW! Muito mais coragem, do fazer uma festa em casa para amigos. Confesso, que sempre tive vontade de subir a um palco, tocar e cantar, mas nunca tive coragem. Mas tive coragem para fazer o WOW!, arriscando tudo numa área em que não tinha nenhuma experiência, numa zona desconhecida, num projecto extremamente arrojado e ambicioso. Talvez o concerto do Andy não tivesse corrido tão bem como ele pretendia, da mesma forma que o WOW! também não correspondeu às minhas expectativas. Mas o importante, é ter coragem de fazer acontecer, de realizar os nossos sonhos.




O concerto do Andy foi um acto de generosidade. Ele deu o melhor de si. Ele deu uma enorme prova de amizade, ao aceitar o meu pedido para tocar. Ele deu alegria ao WOW! nessa noite. Ele deu boa música, a uma plateia de anónimos. Sem se preocupar, com o que iria receber. Aplausos, mais do que pelo talento, pela generosidade. Abrir o WOW! também foi um acto de generosidade. Procurei criar o melhor café que podia. Dei o melhor de mim. Podia ter feito o WOW! em qualquer outro local, mas escolhi o bairro onde cresci, para abrir um espaço agradável, que pudesse proporcionar eventos, onde os amigos se pudessem encontrar e conhecer outras pessoas. Queria animar este bairro, estas pessoas e aquelas que ainda não conhecia, mas que se cruzavam comigo na rua. Dar alegria e felicidade. Sem ter a certeza se iria ser bem sucedido.




O concerto do Andy foi um exemplo de que se podem fazer as coisas acontecer e o WOW! também. Espero que ambos os sejam um estimulo, para que todos possam fazer aquilo que querem, acontecer. Se não correr bem, pelo menos tentem. Arrependam-se apenas do que não fizeram.




Andy, não mudes, eu gosto de pessoas assim. O WOW! também não mudou, eu não gostaria dele de outra forma.

terça-feira, 20 de abril de 2010

WOW! procura novo dono


Trespasse, cedência total ou parcial de posição. O WOW! procura um novo dono, porque este já não o pode levar mais longe. Demasiado cansado, desgastado e desmotivado, para continuar sozinho. O WOW! tem tudo para continuar sem mim e precisa de alguém para o levar em frente.

Se alguém estiver interessado (ou conheça alguém que o esteja) estou disponível para qualquer esclarecimento sobre este assunto.

segunda-feira, 22 de março de 2010

carna...wow!


A verdade é que não temos clima, para andarmos a dançar semi-nus na rua, a meio de Fevereiro. Mas também não creio, que os Venezianos tenham. A maioria também já anda com máscaras o ano inteiro, para colocar uma num dia específico. Mas a máscara do dia a dia, nem sempre é aquela que gostamos mais. Talvez a maior complicação do Carnaval, seja a música, seja o samba. Os brasileiros já nascem a dançar aqueles ritmos e nós a ouvir fado.

No WOW! o Carnaval não teve samba, para facilitar a noite a todos, que como eu, não têm aquele ritmo. Numa festa tradicionalmente eslava, também teria a mesma dificuldade. Infelizmente, também não teve gente disfarçada a dançar ritmos mais internacionais.

Faltou espírito de Carnaval.

Temporariamente sós


Nunca gostei muito do dia dos namorados. Estando ou não numa relação, sempre me pareceu que este dia faz tanto sentido, como o dia dos casados, divorciados, viúvos, ou porque não, dos amigos coloridos. Se tinha de haver um dia nesta categoria, que fosse o dia dos apaixonados.

O dia dos namorados é constrangedor para todos, quer estejam numa relação ou não. Quem tem namorada/o, tem de pensar num presente especial, num jantar especial e passear o dia todo com um enorme ramo de flores. Quem não tem, é olhado de lado pela ausência de um embrulho colorido ou do ramo de flores. E pior, não pode ir jantar fora esse dia, porque se vai com algum amigo/a do mesmo sexo, é sujeito a piadas preconceituosas e se vai sozinho, é rotulado de encalhado.

Encalhado?! Afinal, quem são os encalhados? Aqueles que estão presos a um porto de abrigo, do qual já não gostam, já nem podem ver e que de abrigo tem muito pouco? Aqueles que simplesmente, que ficam acomodados ao conforto de um porto, não podem ou não têm coragem de partir para o mar alto? Ou serão aqueles, que preferem navegar até encontrar a sua ilha paradísiaca ou simplesmente conhecer novos mares, navegando de porto em porto?

Para aqueles que estão temporariamente sós, o WOW! organizou o "jantar dos encalhados". Porque creio haver uma pequena confusão, no que diz respeito a esta ideia de encalhados: nós estamos temporariamente sós...


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

STILL CRAZY?







Claro! Não evitei nenhuma das loucuras que a vida me proporcionou. E as que me escaparam, ou não valiam a pena, ou lamento não as ter cometido. Infelizmente houve algumas que me passaram ao lado. Felizmente, há ainda muitas para fazer. Mas toda esta sucessão de loucuras começou à muito tempo atrás, já passaram uns 25 anos. A vida louca começa na adolescencia, na escola. É a saída do bairro para o mundo. É onde tudo começa. As primeiras amizades, paixões, ilusões e desilusões; o pátio da escola, é um enorme estádio onde surgem os primeiros pequenos craques; na mata, às escondidas fumam-se os primeiros cigarros, sinais de fumo de rebeldia; pelos corredores, aspirantes a modelos, passerelle de fashion victims ainda por definir; os primeiros combates políticos pela Associação de Estudantes, inocentes e desprovidos de conteúdo ideológico, numa ingénua reprodução da realidade; outras lutas mais violentas, de jovens machos em processo de afirmação; a corrida para o bar, o refeitório, a mesa de ping pong ao toque de saída e para as aulas já depois do segundo toque; depois as aulas, palco de comédias e tragédias, onde se exibem potenciais génios e comediantes, entre aplausos e lágrimas; e fora da escola, ainda maiores aventuras da ida ao cinema, às excursões para longe, muito longe da inocência de origem; ainda pelo meio as matinés às quartas-feiras, uma peregrinação cerimonial ao Cabaret, que era o que estava a dar! Tudo isto um tubo de ensaio para a vida...



A aventura da vida começa depois. A universidade para uns, o trabalho para outros e à medida que os loucos anos 80 chegam ao fim, vai-se perdendo o contacto, o rasto dos protagonistas dos melhores anos das nossas vidas. Aos poucos tornam-se gloriosas memórias, cada vez mais vagas e distantes. Na verdade, foi apenas o começo, porque a vida em si é uma crescente loucura. Ainda que o tempo acalme os espíritos mais irrequietos, o começo determina muito do resto do percurso. E tantas pessoas que levam uma vida estranha, tantas pessoas que mudam... enquanto devagar, ia levando a minha louca vida, pensava onde estavam essas pessoas especiais. Talvez as encontrasse algures num dia de praia, ou numa noite de festa numa floresta. Isto porque pensamos sempre que depois da primavera da vida, vem sempre um eterno verão. Porque aqueles que tive o privilégio de estar mais ou menos próximo, sempre foram estrelas cintilantes, numa noite de verão.



O que nunca pensei, nem nos meus delírios mais extravagantes, foi reencontrar todos de uma só vez! Todos não, porque faltaram alguns muito importantes, como o Lança, companheiro inseparavél ou o "Olho", em quem o Ricardo Araújo Pereira se deve ter inspirado e outros, um dos quais, pela ausência nesta existência, o nome fica reservado no meu coração. Mas este dia aconteceu. E foi uma noite muito melhor do que poderia imaginar. Simplesmente perfeita. Tão simples e tão perfeita, que nem pareciam ter passado 25 horas, quanto mais 25 anos! Estávamos todos ali, como sempre estivessemos estado. Ainda para mais no WOW!, a minha mais recente loucura. Indiscricitivel, como um sentimento de um abraço, um cumprimento, um beijo... tão simples, sincero, puro. Depois, todos estavam melhores, um sonho cinematografico, com as maiores estrelas da nossa juventude. E não me refiro ao aspecto exterior, mas à voz da Ivone, o brilho da Sofia e da Luísa, a Anita ainda Anita, a descontracção do JP, o Rêgo que veio de Oeiras com o pretexto de comprar tabaco, apenas para dar um abraço e a Paula...magra! É muito difícil explicar tanta simplicidade e naturalidade, como a simplicidade da própria natureza. Foi o regresso a uma natureza, que embora esquecida, nunca esteve ausente. Não são palavras que descrevem, um sentimento obviamente colectivo, único, ainda melhor... perfeito.



E esta realidade, que supera a imaginação, foi tão especial que até manteve a banda sonora original, interpretada pelo próprio autor: Mário Rui, obrigado por teres composto a banda sonora da nossa juventude, mas muito mais que isso, por nos lembrares a importância da amizade.



Post Scriptum: Obrigado a todos, especialmente aqueles que não foram aqui referidos individualmente, somos todos importantes. Queiram todos desculpar alguma falta de atenção, pretendo compensar pessoal e exclusivamente o mais breve possível. Foi a melhor noite de sempre no WOW! e nunca irei esquecer na minha vida. Simplesmente perfeita.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Adeus 2009, olá 2010!
















As despedidas são quase sempre difíceis, mas dizer adeus a 2009, não foi. É triste vermos partir, alguém ou algo de que gostamos, mas quando se trata do contrario, é até um alivio. Dizer adeus a um ano inteiro, implica reflectir sobre tudo o que houve de bom e de mau e feito o balanço, concluir se vamos ter ou não saudades desse ano. Por isso este texto levou tanto tempo a escrever, foi necessário concluir o que afinal foi 2009. E foi um longo ano. Com 365 dias, como (quase) todos os outros, mas com muitas e diferentes experiências, sentimentos e estados de espírito. Têm sido assim os últimos anos, vivemos tempos difíceis, mas 2009 definitivamente não deixa muitas saudades, creio que para a maioria de nós. Não vou referir exaustivamente o que vivi em 2009, mas ainda bem que passou.





Mudar de ano, não significa eliminar automaticamente os momentos negativos do ano anterior e ainda bem, porque significaria também esquecer todas as alegrias. Mas ajuda a renovar a esperança, de tempos melhores, mais felizes. Pelo menos por uma noite. A chegada de um novo ano, deve-se sempre saudar, mesmo sem saber o que este nos vai trazer, porque mesmo que não traga uma vida nova, traz novas vivências, que como no anterior, serão positivas e negativas.





Nessa noite, entre brindes e promessas de que este ano vamos mudar tudo, o coração enche-se de esperança e alma de força, para um ano absolutamente novo e melhor. As doze passas, são doze desejos, muitas vezes impossíveis, mas que nos fazem voltar a ter fé. Entramos com o pé direito, com a dificuldade de nos mantermos em pé, para que seja um ano sem quedas. Abraços e desejos, de que nos vamos manter unidos este ano.





Acabar bem 2009, com uma refeição refinada e bem regada, num ambiente agradável e rodeado de quem gostamos e de quem gosta de nós, cria expectativas de um melhor começo em 2010. Foi o que fizemos, aqui no WOW!. A todos, desejo o suficiente para serem felizes.















sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

PRE CLUBBING







"We believe a great night can be seperated into three stages; pre-clubbing - clubbing -after clubbing.




Pre-clubbing locations are like salt before the shot of tequila, unmeasurable amount of importance. (...) Over time they have become regular meeting points, drinking holes, esteries or chill out hot spots where you find most of the famous: London crowd having fun or just hanging out."












"A very importantpart of the Ibiza club scene are the many music bars around the Island, where clubbers go to warm-up for their coming nights out, or listen to the music and dance in a more relaxed (and cheaper) atmosphere.




Most of these bars have free entry and cheaper drinks, but still have great local (and guest) DJs spinning the same tunes you will hear out in the clubs. You only need 20 or 30 people to create a really great atmosphere, and are often the scene for many a legendary night out."












A ideia não é nova e andava na minha cabeça desde as noites em Brighton, onde a noite começa sempre num café local, normalmente com musica e bebidas, para preparar a noite antes dos bares nas Lanes e depois nos clubs. Aqui a ideia, é o WOW! ser o café local, onde amigos se encontram, antes de seguir para o Bairro Alto e depois para as discotecas, isto porque não existem muitos cafés assim, nesta zona de Lisboa. Em Londres, estes locais ficam já perto das discotecas de destino e servem mesmo refeições. Em Ibiza, os mais conhecidos, ficam mesmo junto às praias e o começo da noite, é ao final da tarde! O WOW! também serve tostas ao final da tarde, para acompanhar com uma cervejinha com os amigos; e marcando, também serve jantares. Mas aqui a ideia é juntar os amigos depois de jantar e ser o começo de uma grande noite, que pode passar pelo Bairro Alto ou Santos e continuar por uma das muitas discotecas de Lisboa e acabar...onde vos parecer melhor. E isto porque, ninguem vai para um bar às 10 da noite! Para isso servem os cafés e no WOW! é possivel começar a habituar os sentidos, para o que vem a seguir.




Este objectivo inicial do WOW!, de ser também um pre-clubbing, começou timidamente com o Playlist by à 5ªfeira, mas finalmente mostrou essa vertente pela 1ª vez, dia 26 de Dezembro com o DJ set do YugoSan. De Madrid para Lisboa, o amigo Hugo e também o César, mostraram que o WOW! pode ser muito mais que um café de bairro e pode ser o pre-clubbing de toda esta zona de Lisboa. Mesas de mistura em ambos os pisos, electrohouse de muita qualidade pela noite fora, animaram como nunca a noite no WOW!. Gracias Hugo, obrigado César, assim se fazem noites de sonho.




Agora que está explicado o conceito, espero que a experência se repita mais vezes e com mais gente, das 22:00 às...enfim, se a qualidade dos DJs for a mesma, até à hora do costume.




Onde é vão começar esta noite?








quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O NATAL É TODOS OS DIAS!






















"Antes não havia Natal" disse-me o meu pai na noite de consoada e eu fiquei a pensar no Natal, antes e agora, no meu e no dos outros. Esse é o motivo, porque não escrevi nada sobre o tema, no devido momento. Nem o habitual SMS, igualzinho para todos. Agora que acabou a quadra Natalícia e menos influenciado por esta, posso exprimir melhor a minha reflexão.






Antes não havia Natal, porque este acontecia todos os dias. As famílias estavam mais unidas, os amigos mais próximos e as pessoas mais solidárias, todos os dias. O jantar de Natal, era sempre que a mesa estava mais composta e o prato mais cheio. O Natal acontecia, a cada oferta generosa, por muito pequena que fosse. Não havia árvore enfeitada, nem presépio, apenas a missa do galo diferenciava essa noite.






Nos tempos que correm, são poucos na missa do galo e muitos nos centros comerciais. Há pouco para agradecer, mas muito para comprar. Os cartões de crédito, brilham como as luzes que enfeitam as ruas e as lojas. São enviados e-mails e SMS, mais ou menos originais de uma forma indiscriminada, a desejar um feliz Natal. Nas mesas, abundam as melhores iguarias e exibem-se os luxos acabados de comprar, para celebrar o nascimento do Menino que nasceu num palheiro.






Mas sempre se consegue juntar a família nesta noite, em que entre sorrisos, se contam as histórias felizes, desde o ultimo Natal. E recebemos um SMS, daquele amigo de quem já não nos lembrávamos há um ano. E oferecemos algo a alguém, mesmo que a pensar no que vamos receber.






Eu e o meu pai, estivemos quase sempre a falar sobre os valores da vida, que deveriam ser os do Natal e a recordar os anos em que ainda havia muita família, para juntar à mesa. Depois, pela meia noite, lá nos lembramos da árvore enfeitada e dos pequenos presentes que havia junto ao presépio, coisas úteis.






Depois voltei ao WOW! e aos poucos foram chegando os amigos. Então pensei, que aqui o Natal é todos os dias. Porque nos sentamos muitas vezes na mesma mesa, não comunicamos por via digital, nem valorizamos presentes fúteis, desfrutamos da amizade, entre um copo e muitos sorrisos.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Metamorfose







É um processo de mudança biológico, no sentido físico. O WOW! também mudou por uns dias o seu aspecto físico. Todos gostaram. Ficou mais acolhedor com os sofás na entrada, os puffs na sala do fundo e as mesas no piso inferior da galeria, com a exposição, deram um ar de café com arte. Mas foi uma mudança temporária, porque nesta fase, se revelou pouco prática.



Mas verificar a capacidade do WOW! se transformar, foi muito positivo, porque corresponde a uma ideia base deste projecto: mudança permanente. Assim, é natural que o WOW! volte a mudar. Talvez mesas e sofás se distribuam, numa próxima vez, por ambos os pisos.



Em algum momento, todos sentimos necessidade de mudar, quer para acompanhar a nossa própria metamorfose biológica, quer para a contrariar. Os tempos mudam as vontades e as vontades o sentido do tempo. Sendo tempos de mudança, ou mudamos com o tempo ou o tempo nos muda. É uma opção, como mudar a imagem do WOW!. As mudanças trazem algo de fresco e revigorante, quando as fazemos e normalmente o contrário, quando nos são feitas. Então o WOW! continuará o seu processo de metamorfose.