sábado, 19 de dezembro de 2009

Das 8 às 24.


O WOW! abre às 8 horas da manhã. O que significa, que pelo menos meia hora antes, já aqui estou, para preparar os doces, salgados e pão, de forma a ser servido quente ao pequeno-almoço. Quase sempre, porque por vezes aos domingos, é muito difícil cumprir este horário. Eu desculpo-me, é o cansaço. É corpo que se recusa a levantar, depois de 16 e mais horas por dia, durante meses seguidos. É a cabeça que não deixa.

Depois de abrir, são 11 metros de balcão percorridos vezes sem fim. São saídas à pressa, para as compras do dia, bancos e outras burocracias. São mesas para limpar e cadeiras para por no lugar, por cada cliente que entra. O almoço para ser servido e toneladas de loiça, para lavar e voltar a arrumar. Escada acima, escada abaixo, nas inúmeras vezes que é necessário ir ao armazém. São os fornecedores, com as suas contas monstruosas. E os clientes, com caprichos que vão além da minha compreensão. Mas eu compreendo, porque sabia que seria assim. Não me lamento, faz parte do trabalho. É assim até à meia noite, hora a que o WOW! oficialmente fecha.

Depois, é o momento de descontracção, ficam os amigos e o WOW! é a minha sala de estar. E para a minha sala de estar, eu convido quem eu quero. Fumo um cigarro, bebo um copo e posso finalmente sentar-me a conversar. Ou deveria ser assim. Na verdade, há ainda quem não reparado no horário afixado na porta e pense que o WOW!, está aberto da meia noite às 8 da manhã. Há quem não se sinta convidado na minha sala de estar e pense que está, numa taberna qualquer. Há quem não insista na ideia, de que ainda estou a trabalhar e portanto, aquela cerveja que acabou de apetecer, não pode esperar que eu acabe um cigarro ou uma conversa. Há quem olhe para os cinzeiros, como elementos decorativos, sem a função de acolher as beatas. E que partir um copo cheio de cerveja, é um motivo de festa e não de limpeza imediata. Talvez seja assim nas suas salas de estar, mas não na minha. E na medida em que se partem mais copos do que são servidos, que as escadas são percorridas vezes demais, que as regras de boa vizinhança começam a ser repetidamente ignoradas, que a oportunidade para um cigarro, um copo e uma conversa, começam a ser raras, eu deixo de me divertir. Fico aborrecido. É hora do WOW! fechar. Normalmente, já passa muito da meia noite, mas no dia seguinte o WOW!, abre novamente às 8 horas da manhã. Quase todos os dias.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Two Sides


Two Sides, é o nome da exposição de pintura de Fátima Spínola, que o WOW! vai inaugurar dia 16 de Dezembro de 2009 às 21:00 e manter até 20 de Janeiro de 2010. É a primeira exposição individual, no WOW!. Por um lado sinto algum nervosismo, próprio de qualquer primeira vez; por outro, uma certa euforia de ver novas cores na galeria.
Este sempre foi um dos principais objectivos de todo o projecto WOW!: a divulgação de jovens talentos locais. E esta exposição, cumpre perfeitamente esse designio: a Fátima Spínola é jovem, talentosa e reside bem perto do WOW!. Escrever sobre o projecto WOW! é para mim muito fácil, mas repetitivo neste espaço; agora sobre a Fátima Spínola, prefiro que seja a própria, porque seria sempre influenciado pela empatia pessoal e desprovido de conhecimento técnico adequado.
Para saber mais sobre a Fátima Spínola basta um clique em, http://fatimaspinola.blogspot.com/ .

Mas o melhor mesmo é passar aqui pelo WOW!, é muito provavel, que seja a própria a fazê-lo.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O Natal é a festa da familia? Também.


Estou de acordo que o Natal é a festa da família. Por tradição, por motivos culturais e religiosos. Mas também, são as festas das empresas, das escolas e dos amigos. Não queremos romper com a tradição, nem contrariar questões culturais e religiosas, queremos celebrar com os amigos!

Não tendo fundamento religioso ou cultural, já é tradição celebrar o Natal com amigos. E com os amigos dos amigos, os velhos e os novos amigos. Este ano não será diferente e gostava de reunir todos os amigos. Aqueles que vejo todo o ano e aqueles que apenas vejo nesta época do ano.

Para evitar o drama de escolher um restaurante que acolha um grupo elevado e que não apresente a conta, mal acabe o café, disponibilizo o "WOW!", para reunir os amigos. O espaço é suficientemente grande para todos, reservado para a ocasião, familiar, com espaço para fumadores e não fumadores, com música ambiente e comida a preço de amigo.

Nem todos são ainda seguidores deste blog. De alguns perdi o contacto. Assim, espalhem a palavra e informem que o jantar de Natal, é dia 23 de Dezembro às 2o:00 no "WOW!". O Natal também é uma festa de amigos.