
O WOW! abre às 8 horas da manhã. O que significa, que pelo menos meia hora antes, já aqui estou, para preparar os doces, salgados e pão, de forma a ser servido quente ao pequeno-almoço. Quase sempre, porque por vezes aos domingos, é muito difícil cumprir este horário. Eu desculpo-me, é o cansaço. É corpo que se recusa a levantar, depois de 16 e mais horas por dia, durante meses seguidos. É a cabeça que não deixa.
Depois de abrir, são 11 metros de balcão percorridos vezes sem fim. São saídas à pressa, para as compras do dia, bancos e outras burocracias. São mesas para limpar e cadeiras para por no lugar, por cada cliente que entra. O almoço para ser servido e toneladas de loiça, para lavar e voltar a arrumar. Escada acima, escada abaixo, nas inúmeras vezes que é necessário ir ao armazém. São os fornecedores, com as suas contas monstruosas. E os clientes, com caprichos que vão além da minha compreensão. Mas eu compreendo, porque sabia que seria assim. Não me lamento, faz parte do trabalho. É assim até à meia noite, hora a que o WOW! oficialmente fecha.
Depois, é o momento de descontracção, ficam os amigos e o WOW! é a minha sala de estar. E para a minha sala de estar, eu convido quem eu quero. Fumo um cigarro, bebo um copo e posso finalmente sentar-me a conversar. Ou deveria ser assim. Na verdade, há ainda quem não reparado no horário afixado na porta e pense que o WOW!, está aberto da meia noite às 8 da manhã. Há quem não se sinta convidado na minha sala de estar e pense que está, numa taberna qualquer. Há quem não insista na ideia, de que ainda estou a trabalhar e portanto, aquela cerveja que acabou de apetecer, não pode esperar que eu acabe um cigarro ou uma conversa. Há quem olhe para os cinzeiros, como elementos decorativos, sem a função de acolher as beatas. E que partir um copo cheio de cerveja, é um motivo de festa e não de limpeza imediata. Talvez seja assim nas suas salas de estar, mas não na minha. E na medida em que se partem mais copos do que são servidos, que as escadas são percorridas vezes demais, que as regras de boa vizinhança começam a ser repetidamente ignoradas, que a oportunidade para um cigarro, um copo e uma conversa, começam a ser raras, eu deixo de me divertir. Fico aborrecido. É hora do WOW! fechar. Normalmente, já passa muito da meia noite, mas no dia seguinte o WOW!, abre novamente às 8 horas da manhã. Quase todos os dias.
