sábado, 19 de dezembro de 2009

Das 8 às 24.


O WOW! abre às 8 horas da manhã. O que significa, que pelo menos meia hora antes, já aqui estou, para preparar os doces, salgados e pão, de forma a ser servido quente ao pequeno-almoço. Quase sempre, porque por vezes aos domingos, é muito difícil cumprir este horário. Eu desculpo-me, é o cansaço. É corpo que se recusa a levantar, depois de 16 e mais horas por dia, durante meses seguidos. É a cabeça que não deixa.

Depois de abrir, são 11 metros de balcão percorridos vezes sem fim. São saídas à pressa, para as compras do dia, bancos e outras burocracias. São mesas para limpar e cadeiras para por no lugar, por cada cliente que entra. O almoço para ser servido e toneladas de loiça, para lavar e voltar a arrumar. Escada acima, escada abaixo, nas inúmeras vezes que é necessário ir ao armazém. São os fornecedores, com as suas contas monstruosas. E os clientes, com caprichos que vão além da minha compreensão. Mas eu compreendo, porque sabia que seria assim. Não me lamento, faz parte do trabalho. É assim até à meia noite, hora a que o WOW! oficialmente fecha.

Depois, é o momento de descontracção, ficam os amigos e o WOW! é a minha sala de estar. E para a minha sala de estar, eu convido quem eu quero. Fumo um cigarro, bebo um copo e posso finalmente sentar-me a conversar. Ou deveria ser assim. Na verdade, há ainda quem não reparado no horário afixado na porta e pense que o WOW!, está aberto da meia noite às 8 da manhã. Há quem não se sinta convidado na minha sala de estar e pense que está, numa taberna qualquer. Há quem não insista na ideia, de que ainda estou a trabalhar e portanto, aquela cerveja que acabou de apetecer, não pode esperar que eu acabe um cigarro ou uma conversa. Há quem olhe para os cinzeiros, como elementos decorativos, sem a função de acolher as beatas. E que partir um copo cheio de cerveja, é um motivo de festa e não de limpeza imediata. Talvez seja assim nas suas salas de estar, mas não na minha. E na medida em que se partem mais copos do que são servidos, que as escadas são percorridas vezes demais, que as regras de boa vizinhança começam a ser repetidamente ignoradas, que a oportunidade para um cigarro, um copo e uma conversa, começam a ser raras, eu deixo de me divertir. Fico aborrecido. É hora do WOW! fechar. Normalmente, já passa muito da meia noite, mas no dia seguinte o WOW!, abre novamente às 8 horas da manhã. Quase todos os dias.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Two Sides


Two Sides, é o nome da exposição de pintura de Fátima Spínola, que o WOW! vai inaugurar dia 16 de Dezembro de 2009 às 21:00 e manter até 20 de Janeiro de 2010. É a primeira exposição individual, no WOW!. Por um lado sinto algum nervosismo, próprio de qualquer primeira vez; por outro, uma certa euforia de ver novas cores na galeria.
Este sempre foi um dos principais objectivos de todo o projecto WOW!: a divulgação de jovens talentos locais. E esta exposição, cumpre perfeitamente esse designio: a Fátima Spínola é jovem, talentosa e reside bem perto do WOW!. Escrever sobre o projecto WOW! é para mim muito fácil, mas repetitivo neste espaço; agora sobre a Fátima Spínola, prefiro que seja a própria, porque seria sempre influenciado pela empatia pessoal e desprovido de conhecimento técnico adequado.
Para saber mais sobre a Fátima Spínola basta um clique em, http://fatimaspinola.blogspot.com/ .

Mas o melhor mesmo é passar aqui pelo WOW!, é muito provavel, que seja a própria a fazê-lo.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O Natal é a festa da familia? Também.


Estou de acordo que o Natal é a festa da família. Por tradição, por motivos culturais e religiosos. Mas também, são as festas das empresas, das escolas e dos amigos. Não queremos romper com a tradição, nem contrariar questões culturais e religiosas, queremos celebrar com os amigos!

Não tendo fundamento religioso ou cultural, já é tradição celebrar o Natal com amigos. E com os amigos dos amigos, os velhos e os novos amigos. Este ano não será diferente e gostava de reunir todos os amigos. Aqueles que vejo todo o ano e aqueles que apenas vejo nesta época do ano.

Para evitar o drama de escolher um restaurante que acolha um grupo elevado e que não apresente a conta, mal acabe o café, disponibilizo o "WOW!", para reunir os amigos. O espaço é suficientemente grande para todos, reservado para a ocasião, familiar, com espaço para fumadores e não fumadores, com música ambiente e comida a preço de amigo.

Nem todos são ainda seguidores deste blog. De alguns perdi o contacto. Assim, espalhem a palavra e informem que o jantar de Natal, é dia 23 de Dezembro às 2o:00 no "WOW!". O Natal também é uma festa de amigos.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A TUA FESTA É AQUI!!!


Estamos a entrar na época das Festas. Bom, aqui no WOW!, nunca sequer saímos, porque é sempre tempo de Festas. Nem sequer percebemos, porque se determinou que esta é a época das Festas, quando no inicio da primavera temos o Carnaval e a Páscoa, no inicio do verão os Santos Populares e no verão, há festas todos os dias. E depois os aniversários, os casamentos, as despedidas, as reuniões de amigos, os jantares de empresa ou escola...todos os dias do ano podem ser uma festa!

No WOW!, procuramos que todos os dias sejam uma festa e com frequência, até organizamos as nossas Festas. Agora queremos organizar as vossas! Temos um espaço agradável, comida deliciosa, bebidas que nunca acabam e música. O que não tivermos, também arranjamos, com tempo e organização. Não têm trabalho nenhum e podem ter toda a comodidade e privacidade.

Agora já têm onde fazer as vossas festas de aniversário, jantares de amigos, ou seja qual for o motivo que tiverem, para juntar os vossos amigos e festejar. Nós apoiamos! E organizamos.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Paredes em branco

As paredes da galeria do WOW! estão novamente vazias. Saíram os nomes consagrados, para dar lugar aqueles, que um dia poderão ser maiores. Foi para isto, que a galeria do WOW! foi feita: revelar novos talentos. O problema dos novos talentos, é muitas vezes não terem onde se revelar, mas o problema do WOW! pode ser, não ter talentos para revelar.
Os novos talentos dão uma vida nova ao WOW!, da mesma forma que o WOW! procura dar uma nova vida aos novos talentos. Convergem assim os princípios, meios e fins de ambos. O principio de que WOW! existe para revelar arte e de que os artistas também; de que a arte precisa de um meio para ser revelada e o WOW! tem; de que o objectivo de artistas e do WOW! é divulgar arte.
Se algum talento me está a ler, este é o momento de conjugar esforços, para dar alguma cor às paredes da galeria do WOW!. E expressão ao vosso talento.
Hoje o texto não vem acompanhado das habituais fotos, solidário com o branco das paredes da galeria do WOW!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Este é o bairro.











Este é um bairro de Lisboa. Sim, porque para ser um bairro de Lisboa, tem de estar numa das sete colinas e este está na do Monte Agúdo. Na verdade são muitos bairros num só: o das Colónias, o de Inglaterra, entre outros...




Eu gosto muito do meu bairro e não apenas pelo facto de ter crescido aqui. Todas as escolas que frequentei, são aqui no bairro. Tenho uma das vistas mais bonitas de Lisboa, no miradouro do bairro. Tenho escadinhas, como todos os bairros típicos da cidade e ruas de sentido único. Tenho um mercado, mercearias, frutarias, floristas, talhos, padarias, minimercados, lojas de conveniencia, enfim, tudo o que necessito, para não ter de me deslocar a uma grande superfície.




Vejo passar gente jovem e bonita; idosos de bem com a vida, gente normal e conhecida. Vejo crianças no parque infatil e idosos no banco do jardim a ler o jornal.




Se precisar de sair do bairro, desco a rua e apanho o Metro ou o autocarro; ou se tiver tempo, o electrico até à Graça, aqui a dois passos.




Agora até tenho o WOW! um café sofisticado, como poucos bairros de Lisboa se podem orgulhar de ter.




Pode ser uma questão de bairrismo, mas este é o Bairro.

domingo, 15 de novembro de 2009

A TEORIA DA COPOFONIA como distinguir uma zurrapa de uma pomada


No São Martinho, desce à adega e prova o vinho. Este é um dos inúmeros provérbios relacionados com o dia de São Martinho, 11 de Novembro. Depois há as castanhas, a jeropiga e a agua pé, estando tudo isto relacionado com a tradição popular do ciclo do vinho. Na verdade, é altura de provar o vinho e beber o seu derivado mais pobre, acompanhado pelo fruto da época, a castanha.

No WOW! foi dia de prova de vinhos. Não descemos à adega, mas elevamos o conhecimento sobre vinhos, com a ajuda de quem entende do assunto. O gosto pessoal é um factor importante, mas existem critérios técnicos, que diferenciam uma zurrapa, de uma pomada. Tivemos 9 vinhos à prova, acompanhados de 6 queijos, adequados a cada uma das categorias. Brancos, rosés e tintos, devidamente acompanhados, foram técnicamente saboreados para se concluir o que era zurrapa e o que era pomada. A avaliar pelas cuspideiras (muito pouco utilizadas), a generalidade dos vinhos eram pomadas.

Se o gosto pessoal é um factor importante, o preço nem tanto: todos os vinhos foram adquiridos em supermercados, a preços acessíveis. Fundamental, foi descobrir como os diferenciar. E para isso é necessário conhecer alguns conceitos técnicos. Os processos de fermentação, a libertação de aromas e o bouquet; o potencial aromático de intensidade; a importância do terroir; os diferentes tipos de vinhos e o que os distingue; aspectos práticos como, comprar, conservar, servir e apreciar. E apreciar foi o momento mais agradável da noite, sentir o vinho em todas as suas dimensões e ligar às iguarias adequadas, foi a experiência mais apreciada.

E depois de falar sobre vinhos, os vinhos falaram por si. O alegre convívio entre os participantes, foi também o reflexo do efeito dos bons vinhos, porque no final, houve muito poucos classificados como zurrapas.

Para terminar, queria agradecer ao Amadeu, pela gentileza de ter partilhado os seus conhecimentos e deixar o convite, a todos aqueles que também o queiram fazer, sobre qualquer outra matéria, contactem o WOW!. Estamos sempre disponíveis para aprender.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Monday Blues


Acabaram as segundas-feiras cinzentas. Nunca percebi muito bem a cara cinzenta das pessoas à 2ª feira, afinal deveriam regressar felizes e sorridentes do fim de semana. Posso perceber alguma tristeza por muitas coisas boas acabarem no domingo, mas muitas outras começam à 2ª feira.

No WOW!, as segundas-feiras são em tons de "blues". Para fugir ao cinzento generalizado, durante todo o dia estamos de azul, a ouvir as velhas glórias da mais profunda música americana. Assim começamos num tom mais vivo.

Quem começa a semana cinzento, corre o risco de ter um final de semana negro. Quem começa de azul, só pode chegar ao fim de semana azul...eléctrico!

WOW! we got the blues.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

QUIZ CONTEST


Para quem tem a mania que é esperto e sabe tudo, aqui estamos nós para testar. Nós e todos aqueles que vierem ao WOW! no domingo à noite. Desde do último domingo, que organizamos um quiz contest, para ver quem realmente sabe. Quem sabe, sabe e ganha a totalidade das inscrições em consumo no WOW! até ao fim de semana seguinte.

O concurso é jogado por equipas até 4 jogadores e a inscrição custa 1€ por jogador. Os verdadeiros génios podem jogar individualmente! São feitas 50 perguntas, em intervalos de 1 minuto, com intervalo de 15 minutos à 25ª pergunta. No final ganha a equipa com mais respostas certas. Simples e divertido. As inscrições são feitas no WOW!, todos os domingos, até às 22:00 quando começa o jogo.

Se tens a mania que sabes tudo, junta os teus amigos, mostra isso no próximo domingo e ganha o valor de todas as inscrições em consumo no WOW!. Se aparecer um mais esperto do que tu, podes sempre tentar no domingo seguinte...

WOW! ROCKS!!!


Quem vem tomar o pequeno almoço ao WOW!, certamente estranhou. É que habitualmente, a musica é do canal mezzo e na 6ªfeira, não foi. Nem vai voltar a ser, porque às sextas-feiras o WOW! ROCKS.

Às sextas-feiras, agora no WOW! desde a abertura até ao fecho, só passamos rock. Tudo o que é rock.

Também quem deve ter ficado surpreendido foram alguns clientes que me conhecem melhor, porque pensaram que tudo se ia resumir a brit pop (tipo oasis) ou clássicos (tipo rolling stones). Mas não, foi muito diferente do que esperavam. Alguém pensava ouvir 30 seconds to mars, interpol, the legendary tigerman, the datsuns, placebo, asian dub foundation, ministry, enfim, não foi o óbvio.

Nos outros dias, teremos outros géneros de musica, mas à 6ª feira, WOW! ROCKS!!!

It´s only rock ´n roll, but i like it!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Halloween party


O Halloween é uma festa tradicionalmente anglo-saxónica. Mas por tradição, o que nós queremos é festas! O dia das bruxas foi um óptimo pretexto para mais uma festa no WOW!, até porque calhou num sábado, o que já seria motivo para ter festa aqui.

Não tivemos bruxas, mas tivemos o "WOW! bloody drink" como oferta a quem tinha convite e foi tão apreciado, que passa a ser a bebida oficial do WOW!. Até à próxima festa, com bebida temática. Tivemos uma abóbora decorada pelo Andy e muitas caras novas. Mas o mais importante, é que tivemos festa!

E de festas é que precisamos, por isso se tiverem alguma ideia para uma festa temática, enviem. Caso seja suficientemente original, serão os Reis da festa, o que significa que nesse dia, os vossos desejos são ordens.

No próximo sábado há festa no WOW!. Mesmo que não haja motivo.



segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Devemos nos comportar com os nossos amigos do mesmo modo que gostaríamos que eles se comportassem conosco.


Amigos, ainda…Um dia a maioria de nós irá separar-se. Sentiremos saudades de todas as conversas deitadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos. Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos fins de semana, dos fins de ano, enfim…do companheirismo vivido. Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho tanta certeza disso. Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, cada um segue a sua vida. Talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe…nas cartas que trocaremos. Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices…Aí, os dias vão passar, meses…anos… até este contacto se tornar cada vez mais raro. Vamos-nos perder no tempo…. Um dia os nossos filhos verão as nossas fotografias e perguntarão:“Quem são aquelas pessoas?”Diremos…que eram nossos amigos e……isso vai doer tanto! “Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida!” A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente……Quando o nosso grupo estiver incompleto…reunir-nos-emos para um último adeus de um amigo. E, entre lágrimas abraçar-nos-emos. Então faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida, isolada do passado. E perder-nos-emos no tempo… Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades…. Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!





Este texto é longo e a conversa é séria. Porque fala de amigos e se trata de um assunto importante e complexo. Mais do que quem são, o que são os amigos? O que define a amizade? Que sentimento é este? Alguém se lembra do primeiro amigo? Alguém sabe quem será o próximo? E o melhor amigo? De agora ou de sempre?


Na infância, nem os escolhemos. Com a inocência própria, surgem naturalmente a nossa volta e por milagre (ou não), permanecem até à idade adulta. Mas não pensamos muito nisso, são os índios e cowboys, os policias e ladrões, que por circunstancias alheias, são substituídos por outros.


Muda-se de escola, muda-se de cidade e a amizade surge por padrões de grupo: somos do mesmo bairro, do mesmo grupo, da mesma escola, da mesma equipa. Somos mais do mesmo na adolescencia, com a ilusão de que o sonho (e consequentemente as amizades) nunca vão terminar.


Depois vem a tropa ou a faculdade, tanto faz, porque são formas de acesso à idade adulta e chegam os camaradas de caserna ou os colegas de curso e os juramentos instituicionais. Porque são tempos difíceis, imitações da vida real, estes parecem definitivos.


Por fim, os colegas de trabalho sempre solidários, os amigos das noitadas de copos, os novos familiares, os novos vizinhos e os amigos dos amigos. Tantos amigos. E devo ter esquecido alguns, como os amigos dos escuteiros, da ginástica, dos familiares, das festas, das namoradas...


Inevitavelmente, não mantemos todos os amigos toda a vida, por isso quero pedir desculpa a todos os amigos que desde a infância, não consegui retribuir a amizade. Se não estamos juntos hoje, a culpa é de ambos ou se nos quisermos desculpar, da vida. Mas mais importante, quero lembrar aos meus amigos de hoje, todos os amigos importantes, que tiveram antes de mim e sobretudo, aqueles que irão ter depois de lerem este texto. Preservem-nos, cultivem a amizade, mas não se iludam: a vida ou vocês próprios, poderam tornar mais ténue, essas amizades.


Aos meus amigos distantes, no tempo e no espaço, espero que estejam vivos, felizes e de boa saúde.



Loucos e Santos

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter um brilho questionador e uma tonalidade inquietante. A mim não me interessam os bons de espírito, nem os maus de hábitos. Fico com aqueles, que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero o meu contrário. Que me tragam dúvidas e angústias e aguentem o que há de pior em mim. Para isso, só sendo louco. Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças. Escolho meus amigos, pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigos que não riem juntos, não sabem sofrer juntos. Os meus amigos são todos assim: metade brincadeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade a sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos, nem chatos. Quero metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, loucos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.





Quem são os amigos? Cada um tem o seu critério e isso eu não discuto. Oscar Wilde dizia: "Devem-se escolher os amigos pela beleza, os conhecidos pelo carácter e os inimigos pela inteligência." Nem todos são amigos. Na vida, os amigos são poucos, os conhecidos muitos e os inimigos dependem da vida de cada um. Escolher amigos pela beleza, conhecidos pelo carácter e inimigos pela inteligência, é uma formula simples. Os amigos belos, trazem mais opções de conhecidos, que tendo bom carácter acrescentam algo à nossa existência e os inimigos inteligentes, são sempre um estimulo maior, para uma melhoria do nosso ser.


Mas como eu disse este é um texto difícil e complexo e assim prefiro a introdução deste paragrafo. Os amigos são reconhecidos nos olhos. No espelho da alma. São os que me contrariam e não se irritam comigo. Não pensam como eu e me fazem pensar o contrario. Os que me deixam desesperado e não se desesperam comigo. Mas que peçam e exijam desculpas, pelos erros naturais da amizade. Que me façam rir, quando me apetece chorar e chorar de tanto rir. Preciso que me levem ao céu, quando estou morto e enterrado e que me tragam de volta à terra quando estou na estratosfera. Que me façam cometer as maiores loucuras e que me lembrem das responsabilidades. Não é fácil ser meu amigo e eu conheço tanta gente...



Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.




Assim, amigos, conhecidos e inimigos, ficam a saber que eu sei quem vocês são. Não se enganem e não me queiram enganar. Os amigos sempre aqui estiveram, muitas vezes a gritarem com os meus erros, outras vezes calados a ajudar. Os conhecidos estiveram, atentos, reclamando de um café menos conseguido ou estimulando para uma imperial melhor. Os inimigos, apareceram duas ou três vezes, invariavelmente bêbados e fora de horas, com cinco euros no bolso, abraços falsos para esbanjar e com um desejo secreto de que o WOW! seja uma desgraça, sem pensar que isso iria revelar a vossa qualidade.


A amizade, como qualquer outro sentimento, não se dá nem se tira: ganha-se e perde-se. Infelizmente ou felizmente, os grandes amigos de hoje podem ser apenas conhecidos amanhã, os conhecidos amigos ou inimigos e até os inimigos deixarem de o ser.


No WOW! todos são clientes. Espero que um dia, todos possam ser amigos.

E eu escrevo tudo isto, porque por vezes, devemos questionar a amizade. Como tudo na vida. E este é um desses momentos.


Ainda não sei se o WOW! é um sucesso ou uma desgraça, mas de alguma forma, fez-me pensar na amizade e nos amigos.


Sendo um sucesso, a quantidade de amigos deveria aumentar. Mas na verdade, vou ganhando clientes à medida que vou perdendo amigos.


Sendo uma desgraça, torna-se óbvio quem são os verdadeiros amigos e a enorme felicidade de os ter.


Sucesso ou desgraça, o WOW! já foi útil para diferenciar amigos de conhecidos e de inimigos. Quem leu até aqui, já sabe em que categoria se pode incluir, porque escrevo para os meus amigos com um interior belo, os conhecidos pelo carácter forte (inevitavelmente, por vezes também fraco) e os inimigos de sabedoria astuta.


A amizade, como qualquer outro sentimento, não é estática. E a forma como evolui depende de nós. Amigos e inimigos, não o são eternamente. E quem conheces hoje, pode ser amigo ou inimigo amanhã. Na minha utopia, gostava de um dia ter só amigos, mas como os poderia valorizar, se não fossem os inimigos?


No WOW! todos são clientes. Infelizmente, das 8 às 24h, até os inimigos. Mas para os conhecidos, o horário é mais extenso. E para os amigos, uma porta sempre aberta.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

conite wow!


Desta vez não foi engano. O conite, em vez convite é propositado. Isto porque, na última festa do "WOW!", fiz um convite aos amigos do Facebook e por engano escapou o "v". O resultado foram 39 posts num curtíssimo espaço de tempo. Se tivesse escrito tudo certinho, ninguém reparava, mas um pequeno erro resultou, numa manifestação de paródia. E não foi à volta da palavra resultante do engano, mas do erro em si. Isto leva-me a pensar que, errar não só é humano como às vezes resulta melhor.

Estou mesmo tentado a não fazer mais convites para as festas, mas sim conites. Resulta melhor, as pessoas aderem mais. Ou então deixar um qualquer erro propositado e esperar por uma manifestação online, que chama muito mais a atenção.

Este erro também demonstra, a importância das redes sociais no marketing moderno. Fiz 100 flyers para a festa, mas no final e graças ao dito conite no Facebook, a festa foi muito mais falada online. Tudo por causa do conite.

Foi um acaso? Vamos experimentar propositadamente: hoje no Playlist by temos o meu amigo Gonçalo, aka Escarreta Preta e eu vou colocar o conite no Facebook até às 18:00. Quem imprimir esta página, ganha uma caipirinha até às 22:00. Vamos ver o que acontece...

Isto também serve para desculpar o facto de desta vez não ter feito flyers, mas se resultar, os conites passam a ser apenas online. De qualquer forma amigo Gonçalo, eu vou fazer 2 flyers exclusivos do evento de hoje, para que quando o "WOW!" for um bar famoso, ou o Escarreta Preta um DJ de renome mundial, sermos donos de uma raridade.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

EVERYONES LOVES A MEXICANA!!!


O prometido é devido. E agora que passaram as campanhas eleitorais, já não há lugar para falsas promessas. Assim, como prometido, esta semana o WOW! disponibiliza o seu menu, com a devida antecedência.

Esta semana é temática. E o tema é o México, portanto, todos os dias teremos um prato tipicamente mexicano. O critério, não deixa de ser o mesmo...apetece-me comida mexicana!

Para quem quiser reservar, com mais antecedencia do que eu disponibilizo, na 2ª feira iremos ter Chilli Beans, muito próprio para uma iniciação à comida mexicana; na 3ªª feira, Ceviche y guacamole e este é mesmo para apreciadores; na 4ª feira, volta a ser mais simples, embora arrogado, porque a carne de vaca à mexicana não é convencional; na 5ª feira, é mesmo para entendidos, com gosto requintado, Pipián de Camar; e na 6ª feira, de uma forma simples, terminamos com um frango mexicano.

Como sabem, só fazemos 10 doses diárias. Se estiverem interessados ou forem mais, reservem. Estão avisados e estamos à vossa espera.
O WOW! oferece um aperitivo típicamente mexicano esta semana com a refeição.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

LAST SUNSET PARTY


O sol não vai embora de vez, felizmente temos mais de 20o dias de sol por ano, mas de agora em diante já não vamos ver com tanta frequência. O verão chegou ao fim, (mais tarde ou mais cedo tinha de ser) mas não vamos ficar tristes, vamos dar ao sol e ao verão a merecida festa de despedida!

Sábado, a partir deste derradeiro por de sol, o WOW! celebra todo o verão com música "caliente", bebidas tropicais e roupas coloridas. Venham com espirito de verão! Para quem passou por aqui durante a semana e levantou convite, já sabe que tem uma caipirinha grátis; para quem não tem convite...tem de vir mais vezes ao WOW!. WOW! people, para vocês, basta imprimirem este texto.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Não temos tremoços!


Não temos, nem vamos ter. Nem tremoços, nem amendoins, nem nada do género! Mas para a cervejinha de final de tarde, oferecemos tostas com patés variados. Não temos nada contra os tremoços, mas sim contra as cascas e as mãos a precisarem de um guardanapo a cada três tremoços. E depois, a tostinha com o paté feito no momento, cai muito melhor.

O tremoço vai muito bem com a Mini, mas também não temos Minis. Nem Minis, nem copos três. Também não temos nada contra as Minis, nem contra os copos três, mas com as tostinhas e patê, vai muito melhor uma imperial Carlsberg ou um Duas Quintas tinto 2007 servido em copo apropriado, que é o que temos.

Se são mesmo aficionados dos tremoços e das Minis, é provável que no final de tarde vão a um dos outros estabelecimentos aqui do bairro. É uma questão de gosto. Mas se apreciam uma imperial Carlsberg ou um bom vinho tinto, acompanhado por uma deliciosa tosta com paté, então apareçam num destes finais de tarde. É uma questão de bom gosto.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O prato do dia


Não vendemos gato, por lebre. O prato do dia do "WOW!" é feito no dia e todos os dias diferente. Se num dia é carne, no outro é peixe e até já o tivemos vegetariano. Não são pratos comuns, não temos bitoques, nem bife à casa, temos pratos que dificilmente se encontram nos outros estabelecimentos das redondezas e sempre de qualidade caseira, porque só temos 10 doses por dia. É pouco, mas é bom e se a procura aumentar, fazemos mais. Claro que podem sempre reservar, desde que não exceda os 20. É que o aumento quantitativo, quase sempre implica um decréscimo qualitativo e aqui a qualidade está em primeiro lugar.

O prato do dia é sempre decidido com muito pouca antecedencia, dependendo quase sempre, do que me parece mais apetitoso no dia anterior. Assim, é difícil saber o que se pode encontrar no "WOW!", sem passar por aqui, pelo que na próxima semana será publicado, aqui e no "WOW!", um menu semanal para que possam fazer as vossas reservas.

Mas vale sempre a pena passar por aqui: é que tirando os pratos gastronómicos, temos sempre os pratos da musica. E esporadicamente, clientes que são um prato!


domingo, 11 de outubro de 2009

girl power


Na próxima 5ª feira, o Playlist by vai ser pela primeira vez, representado pelo sexo feminino. Com todo o meu apoio! Porque a Electrika gosta e conhece muito boa música, porque consegue animar uma multidão, porque é suficientemente louca para tentar e por tudo e mais alguma coisa, estou certo de que vai arrasar na estreia no WOW!.


Para quem pensa que para as mulheres, pratos só na cozinha, andam desatentos! Andam muitas senhoras, a partir a loiça toda em muitas pistas de dança e esta minha amiga, é mais do que suficiente para por toda a gente ,a bater o pezinho na próxima 5ª feira, no WOW!.


Meninas, venham apoiar e meninos, venham ver do que elas são capazes!


quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A revolta dos pasteis de nata


Eles nunca estiveram ausentes, mas estavam reprimidos no expositor. Agora são os primeiros a aparecer. Com o café da manhã, o "WOW!" oferece um pastelinho de nata. Porque o pastel de nata é um dos melhores doces do mundo e os nossos clientes merecem começar o dia com o melhor.

O pastel de nata revoluciona as manhãs do "WOW!". E a revolução não fica por aqui: com os pasteis de nata, vem os pequenos almoços "WOW!". De vários tamanhos e formatos, o "WOW!" vai aumentar a oferta de pequenos almoços, desde o S (small, o tradicional), ao XL (extra large, o brunch).

Das 8 às 24, há cada vez mais motivos para vir ao "WOW!" a qualquer hora. E tudo começa com um pequeno pastel de nata, que se sentiu oprimido numa vitrina.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Playlist by


Há 5ª feira o DJ é sempre um cliente previamente convidado. É assim desde que o "WOW!" abriu. E ja faz um mês! O 1º foi o Incógnito e foi um herói cheio de coragem, porque os meios disponíveis na altura eram... nenhuns. Mas o bom gosto musical, salvou a noite. Isto porque, não é necessário ser profissional, mas é importante ter bom gosto! Na semana seguinte, o Henrix. Algo completamente diferente, como se pretende no "WOW!". Baixista de formação, com muito rock por influencia, surpreendeu ao começar com blues, passar (claro) pelo hard rock e acabar com pop do tipo U2. Surpreendeu e esse é um factor fundamental nestas noites. Depois tivemos o César de Melo e já se esperavam melhorias. Mais experiência na mesa de mistura, mais novidades e enfim, um profissional, numa noite para amadores. Hoje temos o Andy. E tudo pode acontecer, o bom gosto na selecção musical é garantido e a boa disposição também. A coragem de surpreender com sons alternativos, é natural. Estão reunidas todas as condições, para ser mais uma grande noite de 5ª feira no "WOW!" Nas próximas semanas vamos ter uma presença feminina na cabine de DJ e a Electrika vai ser a 1ª mulher a mostrar que aquele não é um espaço exclusivo de homens; depois o Patelix e o Orca, que para a maioria dos habituais, já não surpreende a qualidade do som. Mas nunca se sabe...pode ser ainda melhor!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Exposição


O "WOW!" já tem a sua primeira exposição de arte. Como de costume, surgiu sem aviso prévio. Num dia, a galeria era um espaço em branco, no outro ganhou cor, com a colecção privada de um grande amigo. No "WOW!" as coisas acontecem assim, inesperadamente.
Esta exposição, mostra algumas obras de diferentes artistas consagrados, com temáticas e estilos diferentes e confere ao espaço de galeria a sua principal função. Antes era usado com outros propósitos... mas agora, sentado num sofá, entre dois dedos de conversa, também é possível apreciar e discutir, as serigrafias e telas expostas.
O objectivo continua a ser revelar novos talentos ( sobretudo locais ) , mas o importante é que esta vertente do "WOW!" teve finalmente inicio. Não oficialmente, claro!
Esta exposição vai estar no"WOW!" durante algum tempo e é uma oportunidade única de ver algumas obras inéditas, por isso aproveitem esta experiência "WOW!". Mas importante será também a próxima, de um desconhecido que um dia ainda será muito falado. Provavelmente aquele vosso amigo com muito talento para a pintura, fotografia ou qualquer outra forma de expressão artística. O "WOW!" quer ser um espaço de oportunidades. Mesmo para o menino da lágrima, porque a propósito acho muito interessante a ideia de uma conhecida marca de refrigerantes em reciclar arte, pelo que pode ser perfeitamente o objecto da próxima exposição. A galeria está aberta para vocês.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

promessas, promessas, promessas...


Estamos em campanha eleitoral e confesso que me sinto um pouco afectado. Isto porque prometi manter o blog actualizado e nem um post coloquei desde aí. Nesta altura é tão comum ouvir promessas que nunca vão ser cumpridas, que esta nem é assim tão grave. E pelo menos não foi feita com a intenção de não cumprir...


O "WOW!" vai ganhando forma e conteúdo. As novidades não são diárias, mas quase. Tivemos o 1º playlist by na passada 5ª feira e vamos continuar a oferecer todas as semanas, à 5ª feira a oportunidade de um cliente ser o DJ por uma noite. Tivemos a 1ª festinha na 6ª feira, que apesar de experimental, foi muito agradável. Tivemos a 1ª exposição, que apesar de também experimental, permite uma nova (e desta vez mais séria) exposição para este fim de semana. Também ja temos prato do dia, sopa do dia e sobremesas. E temos sobretudo pessoas novas no "WOW!", que é ainda mais importante!!!


E vamos ter muito mais, mas não prometo nada! Estamos em campanha, por isso deixo as promessas para quem sabe...


quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A escrita em dia


Por falta de tempo, não tenho conseguido manter o blog actualizado. Lamento, por não vos manter informados e também por não ter tempo. Vou tentar ser mais assíduo na escrita. Por agora deixo o resumo da semana. O "WOW!" começa a animar, lentamente, porque também não é um local para grandes pressas. Tomar um café devagar, saborear uma tosta ou uma salada, prolongar uma conversa. O "WOW!" vai acontecendo.. Tivemos uma noite verde e outra vermelha, nos jogos do Sporting e Benfica respectivamente, porque aqui não se faz nenhum tipo de discriminação. E quem não gosta de futebol, pode sempre conversar, beber um copo e ouvir musica descontraidamente, sem ser incomodado pelas emoções (por vezes exaltadas) dos adeptos. Também tivemos uma festa de aniversário, reservada no piso inferior. O "WOW!" permite momentos reservados e intimistas entre amigos e o convívio aberto entre estranhos. Diferentes ambientes, no mesmo espaço. Clientes novos que gostaram e prometeram voltar, outros mais conhecidos que se foram embora e disseram que nunca mais voltavam . Obrigado a ambos, por ajudarem a seleccionar o ambiente.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Onde está o wow!?


Para quem ainda não sabe onde encontrar o WOW!, deixo aqui uma pequena ajuda. Se chegararam aqui já constataram que fica em Lisboa, bem perto do centro. A estação de Metro mais próxima é a dos Anjos, na linha verde. Saindo do Metro, procurarem a colina mais próxima e subam em direcção ao Miradouro do Monte Agúdo. Se chegaram ao miradouro e não encontraram o WOW!, aproveitem a vista. É das mais bonitas de Lisboa. Agora desçam as escadinhas do miradouro e virem à direita; em frente têm duas opções: umas escadinhas que sobem e uma rua que desce. A descer todos os Santos ajudam e nessa rua encontram o WOW! Quem vem da Penha de França, basta virar na Rua cidade Cardiff e descer as escadinhas da Rua cidade Manchester. Isto se vierem a pé, porque de carro é preciso virar na rua Heliodoro Salgado e depois seguir sempre em frente até chegar ao WOW!. Se estão para os lados da Graça Sigam a linha do eléctrico 28 em direcção à rua Angelina Vidal, continuando a descer pela Rua do Forno de Tijolo e antes que o eléctrico saia desta rua, é necessario subir a Rua de Timor e seguindo sempre em frente, acabam por encontrar o WOW!. Descendo a Av. Almirante Reis, é fácil seguir as placas em direcção ao Bairro das Colónias, logo a seguir à Portugália; subindo é virar à direita no cruzamento do Banco de Portugal em direcção à Rua de Angola e depois é sempre a subir. Para quem mora no bairro de Inglaterra, no bairro das Colónias ou perto, fica na Rua Cidade de Manchester. Para quem ainda não entendeu, mas tem GPS, basta digitar o endereço Quem não tem, pergunte porque quem tem boca chega ao WOW!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

1ª experiência "WOW!"








E assim, imprevisivélmente, o “WOW!” abriu. Depois de tantos imprevistos, não podia ser de outra forma. Na 6ª feira, estava muito preocupado com os sucessivos com os sucessivos adiamentos da abertura e decidi abrir. Foi um impulso, ou melhor, fui impulsionado. Eram 8:00 e fui estimulado a enviar uma mensagem aos amigos que moram mais próximo do “WOW!”, para fazer uma experiência. Dizia: “onde é que vais tomar café hoje? 1ª experiência “WOW!”, Rua cidade Manchester 32-a, das 21 às 24, aparece.” E assinei. E aos poucos apareceram. Poucos, claro, mas os suficientes para uma experiência “WOW!”. muitas felicitações dos presentes, mensagens de animo dos ausentes e na generalidade foi uma experiência positiva.




No dia seguinte, inesperadamente, uma nova experiência “WOW!”, com um DJ set do Sérgio e aos poucos a experiência “WOW!” começa a ser definitiva. E o “WOW!” continua aberto, das 8 às 24, todos os dias com novas experiências. Já experimentámos, tostas, saladas e sanduiches improváveis. Esta semana, temos uma exposição de pinturas do Joe, uma experiência nova para ambos.




Obrigado a todos pela experiência!

sábado, 15 de agosto de 2009

O resultado.




O resultado não podia ser mais contraditório. Por um lado, o "WOW!" está praticamente pronto, por outro, a abertura foi novamente adiada; por um lado, é bom sentir que ainda existe amizade, solidariedade e pessoas com coração generoso neste mundo, por outro, é triste constatar que esta, é a excepção que confirma a regra. Mas não vamos valorizar o desprezível, mas sim o que é importante.




Importante são os amigos, que não nos deixam desistir, que estão presentes quando precisamos.


Importante é a vida, porque mesmo quando as desgraças se sucedem, ela tem de ser vivida.


Importante são os sorrisos, os abraços e apertos de mão sinceros.


Importante são as coisas boas.




O "WOW!" é importante para mim. O importante, é que cada vez mais se vê o resultado de todo o trabalho, realizado neste projecto, durante o ultimo ano. Mas ainda mais importante são os amigos, sem eles o "WOW!" não tinha passado de um projecto.




Obrigado a todos aqueles que tornaram possível este sonho. Vocês sabem quem são...

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O desenvolvimento...



Se no principio era um conceito, o "WOW!" foi ganhando aos poucos forma. O conceito determinou a forma. E assim, o desenvolvimento do "WOW!" partiu de um conceito de café de bairro, sofisticado e divertido, inovador e de referencia, que recuperasse o estilo tertuliano dos antigos cafés de Lisboa, mas simultâneamente inovasse e diversificasse a oferta.

Encontrado o espaço adequado, havia que lhe conferir a devida forma, adaptada ao conceito criado. A ideia passou então para o papel, ou melhor, para o computador. Foram muitas noites, a imaginar como transformar o velho armazém de medicamentos, num café sofisticado, agradável e sobretudo funcional. Nessas noites, mudaram-se balcões, mesas, cadeiras e sofás; pintaram-se paredes de todas as cores; criaram-se cozinhas, casas de banho e salas e voltaram-se a derrubar, vezes sem fim; para depois se refazer tudo outra vez...

Até que uma noite surgiu um desenho que provocou uma expressão generalizada de "WOW!"... e depois foram mais noites, a limar arestas, retocar as cores, a iluminar um desenho, que em nada parecia o velho armazém e em tudo ilustrava o "WOW!".

Por essas noites, obrigado Carlos.

domingo, 9 de agosto de 2009

No principio...











Tudo começou há mais de um ano. E depois seguiu-se um longo caminho até aqui...

Estudos de viabilidade económica, de marketing, de implementação, de condicionantes legais... Depois encontrar um espaço adequado, financiamento e a forma de concretizar este sonho, que parecia, com o passar do tempo, cada vez mais apenas isso: um sonho.

Os estudos, tornaram o projecto teoricamente viavél e o espaço, ao fim de várias tentativas frustradas, também. Um antigo armazém de produtos farmacêuticos (o destino tem destas coisas) com 165 m2, no centro do meu bairro foi a ultima chance.
Demasiado grande, com dois pisos e tudo por fazer, foi um desafio arriscado, que tornou este projecto ainda mais ambicioso. Mas já não era possível voltar atrás e o único caminho, foi tornar este sonho real.

Mas no principio foi assim...

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Comunicação


"Comunicação é um campo de conhecimento académico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.
Também se entende a comunicação como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objectos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo, a telecomunicação), biológicos (por exemplo,
fisiologia, função e evolução) e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e meios de comunicação de massa).
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas
simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efectuar algum tipo de troca informacional." - Wikipédia


A comunicação é um dos pilares principais de todo o projecto "WOW!". Mas tenho de reconhecer que tem sido o mais frágil. Basta a constatação, do numero reduzido de seguidores que este blog tem. É tempo de comunicar o "WOW!" e deste interagir com um universo maior de seguidores. Assim, comunico que hoje o "WOW!" atingiu um novo patamar de revolução das tecnologias de informação: adquiriu o seu proprio e-mail. Agora podem comunicar directamente com o "WOW!" através de wowlisboa@gmail.com. Também encontram o "WOW!" no Faceboock e brevemente no Hi5. E sugiram outros canais de comunicação possíveis para o "WOW!" comunicar, que o que se pretende agora é comunicação.


Dentro de uma semana, poderemos comunicar pessoalmente, mas entretanto vamos usar os meios que a tecnologia moderna, coloca ao nosso dispor. Comunico e escuto...

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Brevemente


Um amigo meu estava para abrir um bar e colocou na porta, um cartaz que dizia: "ABRE BREVEMENTE". Mas por diferentes motivos, o bar demorou mais tempo a abrir, do que a Barragem do Alqueva a construir. Mas finalmente abriu, com o nome "Brevemente". Não sei se foi essa a ideia que deu origem aos nomes "Finalmente" ou "Até q´enfim", mas seguindo essa lógica, o "WOW!" deveria mudar para "Adiado", isto porque a abertura, foi novamente adiada.


Espero que este seja o último adiamento. Como a Barragem do Alqueva, também o "WOW!" já deve gritar: "abram-me porra!". Por enquanto apenas continua disponível neste modesto blog, esperando eu que brevemente e finalmente, possa dizer: até q´enfim, já não volta a ser adiado!
Brevemente o "WOW!" vai passar do mundo virtual, para o mundo real. Só não prometo quando. O empreiteiro diz que é para a semana, mas já disse aqui o que pensava sobre o assunto...

segunda-feira, 20 de julho de 2009

O homem na Lua


"Este é um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade".


Faz hoje 40 anos que Neil Armstrong, pronunciava estas palavras, classificando assim, uma das maiores realizações da Humanidade. Passo a passo, lá foi a Humanidade caminhando das cavernas, até à Lua. E de vez em quando, dá um salto de gigante. Talvez o de Neil Armstrong, tenho sido o último e a Humanidade já desespere por outro. Não para a Lua, mas para um planeta Terra melhor.


Cada homem, também faz a sua viagem pela vida, passo a passo e de vez em quando dá um grande salto. Espero que o "WOW!" seja esse grande salto para mim...


A proposito, não sendo tão importante, faz hoje 39 anos que nasci!


sexta-feira, 17 de julho de 2009

"WOW!" procura colaboradora


Procuro colaboradora. Sim, colaboradora e não empregada ou trabalhadora. Mas parto do pressuposto, que inclua todo o conceito. Isto é, procuro uma empregada para trabalhar no "WOW!". Com 500 000 desempregados neste país, do centro de emprego chegaram-me meia dúzia de indivíduos, que apenas queriam um carimbo, para comprovar que tinha feito uma procura activa de emprego, porque no emprego nenhum estava na verdade interessado (é muito melhor viver de subsídios!). Depois, trabalho é uma palavra assustadora para muitos... Assim colaboradora, talvez não intimide tanto, além de conferir um certo status. Eu também prefiro, porque não me confere a imagem do patrão, explorador da classe operária. Até porque, eu também vou trabalhar no "WOW!" e provavelmente mais, do que a colaboradora.

Resumindo, ofereço emprego a quem queira trabalhar no "WOW!". Pretendo alguns requisitos: boa aparência, boa educação e disponibilidade. A preferência por alguém do sexo feminino, deve-se apenas a proporcionar igualdade de oportunidades a ambos os sexos. E também porque provavelmente, estariam melhor preparadas para aquelas conversas de mulheres com as clientes. Para conversas de homens estou lá eu!

Se conhecerem alguém que reúna estas condições, podem dar os meus contactos, porque por incrível que pareça, ando há cerca de um mês à procura de uma empregada e ainda não apareceu ninguém em condições para vos servir!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

A construção


O "WOW!" está em construção. Na verdade, há um ano que está em construção, porque todo o projecto, faz parte do processo de construção. Mas agora está mesmo em construção "física", isto é, em obras. Os únicos que gostam de obras, são os empreiteiros e mesmo assim, acho que nem todos. Eu por mim dispensava o barulho, a sujidade e o tempo que elas demoram. Mas é indispensável.



Como todas as obras, esta está atrasada. O "WOW!" deveria ter aberto a semana passada, mas com sorte talvez abra na próxima. Tanto tempo...na minha cabeça, as obras não demoram mais de dez minutos! Mas a verdade, é que ainda são muitas obras. Transformar um armazém de quase 200 m2 e dois pisos num café sofisticado, leva o seu tempo. Espero que não seja, muito mais tempo. O que importa é que o "WOW!", começa a ganhar forma.

domingo, 12 de julho de 2009

O projecto


Toda a gente tem um projecto de vida. Eu não, eu tenho projectos na vida. Alguns realizados, outros por realizar, outros que a vida ainda me vai desafiar.

O projecto "WOW!" tem aproximadamente um ano e foi uma surpresa proporcionada pela vida: fui despedido. Talvez este deva ser o meu primeiro agradecimento. Obrigado aos incompetentes que me despediram, sem vocês este projecto não teria sido possivel!

Assim estabeleci como objectivo, que da próxima vez que fosse despedido, seria eu a fazê-lo. E mais, já que aqueles energúmenos, criaram mais um desempregado, eu teria de retirar outra vitima como eu do desemprego. Este é o objectivo social do "WOW!"

Depois, tive de pensar em que poderia ser útil nesta sociedade. Com tantos inúteis, a escolha parecia difícil, pelo que o critério passou a ser a preferência pesssoal. E desses projectos que eu gostaria de concretizar, um era ter um bar. Mas apenas um bar, não me satisfaria.Teria de ser mais do que isso. Adoro conversar, ouvir musica, cozinhar e estar com amigos. Assim ficou estabelecida a essência do "WOW!".

Depois, sou nascido e criado num bairro do centro de Lisboa e o "WOW!" não poderia, nascer e ser criado noutro local. E também porque, como eu, este bairro cresceu e evoluiu, portanto precisava de um espaço crescido e evoluído, que é o conceito básico do "WOW!".

Tudo isto, misturado com a indispensável ajuda de muitos amigos do bairro (e não só) deu forma, ao longo deste ultimo ano, ao projecto "WOW!".

Obrigado a todos os que contribuíram de uma forma positiva para este projecto. WOW!

sábado, 27 de junho de 2009

WOW! - A origem do nome



The Wow! signal was a strong narrowband radio signal detected by Dr. Jerry R. Ehman on August 15, 1977, while working on a SETI project at The Big Ear radio telescope of Ohio State University. The signal bore expected hallmarks of potential non-terrestrial and non-solar system origin. It lasted for 72 seconds, the full duration Big Ear observed it, but has not been detected again. Much attention has been focused on it in the media when talking about SETI results.
Amazed at how closely the signal matched the expected signature of an interstellar signal in the
antenna used, Ehman circled the signal on the computer printout and wrote the comment "Wow!" on its side. This comment became the name of the signal.
A escolha do nome "WOW!" para este projecto, tem aqui a sua inspiração. Mais que um simples café, pretendo que seja uma experiência absolutamente nova para os sentidos, uma surpresa permanente para todos. Espero também, que seja uma expressão de surpresa sentida muitas vezes e que possa durar mais de 72 segundos! Enfim, que passado muito tempo ainda possa escutar esta expressão "WOW!", em todos os que clientes, colaboradores, fornecedores... e já agora, que também todos os dias possa sentir eu próprio "WOW!...era mesmo isto!!!"