
No São Martinho, desce à adega e prova o vinho. Este é um dos inúmeros provérbios relacionados com o dia de São Martinho, 11 de Novembro. Depois há as castanhas, a jeropiga e a agua pé, estando tudo isto relacionado com a tradição popular do ciclo do vinho. Na verdade, é altura de provar o vinho e beber o seu derivado mais pobre, acompanhado pelo fruto da época, a castanha.
No WOW! foi dia de prova de vinhos. Não descemos à adega, mas elevamos o conhecimento sobre vinhos, com a ajuda de quem entende do assunto. O gosto pessoal é um factor importante, mas existem critérios técnicos, que diferenciam uma zurrapa, de uma pomada. Tivemos 9 vinhos à prova, acompanhados de 6 queijos, adequados a cada uma das categorias. Brancos, rosés e tintos, devidamente acompanhados, foram técnicamente saboreados para se concluir o que era zurrapa e o que era pomada. A avaliar pelas cuspideiras (muito pouco utilizadas), a generalidade dos vinhos eram pomadas.
Se o gosto pessoal é um factor importante, o preço nem tanto: todos os vinhos foram adquiridos em supermercados, a preços acessíveis. Fundamental, foi descobrir como os diferenciar. E para isso é necessário conhecer alguns conceitos técnicos. Os processos de fermentação, a libertação de aromas e o bouquet; o potencial aromático de intensidade; a importância do terroir; os diferentes tipos de vinhos e o que os distingue; aspectos práticos como, comprar, conservar, servir e apreciar. E apreciar foi o momento mais agradável da noite, sentir o vinho em todas as suas dimensões e ligar às iguarias adequadas, foi a experiência mais apreciada.
E depois de falar sobre vinhos, os vinhos falaram por si. O alegre convívio entre os participantes, foi também o reflexo do efeito dos bons vinhos, porque no final, houve muito poucos classificados como zurrapas.
Para terminar, queria agradecer ao Amadeu, pela gentileza de ter partilhado os seus conhecimentos e deixar o convite, a todos aqueles que também o queiram fazer, sobre qualquer outra matéria, contactem o WOW!. Estamos sempre disponíveis para aprender.

Sem comentários:
Enviar um comentário